sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

#Livros para as crianças

Boa Noite Mamães, Tias, Professoras e etc...

Há um tempo atrás que gostaria de publicar algumas ideias de livros para serem lidos para nossos filhos, eu além de ler para as crianças na creche e para meu menino, gosto de ler as vezes por ler, e gostaria de compartilhar com vocês algumas historias que já li.


Chega de "Xurumelas"
Tenho aqui pequenas resenhas de livros do gênero Infanto-Juvenil, que consegui através do projeto Esqueça um Livro. Gostaria de compartilhar com vocês historias mesmo infantis, mas que nos fazem refletir sobre a vida, uma vezes dramaticamente, outras simples.

Hoje meu post será de divulgação dos livros e durante a semana irei soltar as resenhas.

E vamos lá...

Se até as Arvores Morrem
Sinopse:

Sozinhos num corredor de hospital, Matias e Celina aguardam. O pai deles está em coma e a mãe, entregue à dor. Sem saber como agir, as duas crianças criam um mundo imaginário em que o pai é a Grande Águia, um herói mais forte do que a morte, que fará tudo voltar a ser como antes. Mas isso não pode durar para sempre. São as palavras de um velho faxineiro africano que vão ajudá-las a elaborar a perda, mostrando-lhes que é preciso reaprender a viver.




Resenha
Este livro me emocionou muito, eu o li com profundidade, pois é um tema difícil para lidar com crianças na historia, mas a autora conseguiu transmitir sua ideia e uma lição, sem precisar colocar o assunto tão forte. O trama conta a historia do pai em coma, a mãe totalmente perdida, e consequentemente duas crianças perdidas, mas ainda sendo criança, Matias e Celina encaram toda essa trajetória de idas e vindas de casa para o hospital, hospital para a casa como uma missão. Eles acreditam que o papai, que é a Grande Águia está em uma missão o qual quando voltar estará mais forte do nunca, vencendo assim a morte, a historia mostra o quanto uma dor pode aproximar as pessoas, mas TAMBÉM, pode afasta-las se não for resolvida a aceitação, É isso que acontece, uma mãe perdida com crianças que não entendem a morte, cabe a elas criar seus mundos onde o Pai é a fortaleza e a mãe Pluma Branca. Há uma enfermeira e um faxineiro (que aparece no final) que querem ajudar a família, mas cada ajuda oferecida pode ser de um "inimigo" querendo desvia-los da missão que é esperar a Grande Águia, até amigos de escola podem ser perigosos, pois não pode haver momento de descontração neste momento tão importante e crucial, somente no final com um pouco de custo o nosso amigo faxineiro faz o isolamento dessa família acabar. Sua leitura é indicada a partir dos 13 anos




O Peixe que podia cantar
Sinopse:

Um viajante-explorador rouba, em nome da ciência, a razão de ser de uma comunidade rural: o peixe cantor e contador de histórias. Mas, fora de seu meio, o bicho não canta e nem fala, até que é finalmente abandonado. Nesta história, o foco no etnocentrismo e na diversidade cultural revela que é do respeito pela diferença e pelo reconhecimento da pluralidade que pode nascer um mundo melhor.







Resenha

O peixe que podia cantar traz dois temas importantes: o respeito pela diferença e a valorização da cultura de cada lugar. A narrativa envolvente de Ricardo Azevedo, com certo tom de folclore, de fantasia e de parábola, é cheia de metáforas e de imagens que remetem a situações de intolerância e exploração diante do diferente.

A historia é bem infantil, indicada a partir dos 8/9, mas legalzinha para ler, acredito que para uma criança a leitura seria muito aproveitosa e divertida, conta a historia de um peixe, esse peixe é uma lenda numa comunidade distante, desde sempre ele fica em cima de um arvore, cantando todas as tardes para o povo da comunidade e todos eles viviam felizes aos sons de suas canções e historias, porém chega no povoado um pesquisador-viajante que fica admirado pelo peixe e antes mesmo de saber sua origem e como aquilo era possível, rouba-o, a comunidade somente descobre depois do viajante já ter ido embora, neste momento os habitantes entram em total tristeza, até os animais vivem infelizes, porém no caminho, o viajante descobre que acima de tudo, principalmente de seu egoismo, há sentimentos e magias o qual permitem que o peixe longe da aldeia seja somente um peixe, jogado então como inútil em um córrego, o peixe agora busca encontrar o caminho de volta para casa!
É uma historia simples e rápida, pode ser lida em um dia, tem muitas ilustrações que nos ajudam a imaginar o cenario, mas minha indicação é para quem realmente curte livros infantis.


É hoje é o post duplo que fiz, espero que a resenha tenha ajudado a vocês curtirem o livro, ou gostar um pouco, confesso que o 1º me cativou mais, mas vou guardar ambos o livros para o meu filho quando começar a ler!




3 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Eu sou apaixonada por livros infantis. E leio vários com meu filho de 3 aninhos. Não conhecia os citados, mas já coloquei na minha lista. Se até as arvores morrem parecem tão emocionante, ansiosa pela leituras.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, o único livro infantil que li até hoje foi O Pequeno príncipe e a bolsa amarela, conhece?
    http://letrasemvida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi, tudo bem?
    ótimas dicas. Eu não tenho filhos e meu irmão mais novo já está com 16 anos, por isso não acompanho mais nada da literatura infantil, rs. Mas acabei de ganhar duas priminhas gêmeas lindas e fofas! Então vou ficar mais atenta, para possíveis presentes de natal e aniversário. Só esperar elas crescerem um pouco
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua opinião!