sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Inclusão desde sempre, em casa, na escola, na vida...

Hoje participei de uma palestra que falava sobre Praticas Pedagógicas Inclusivas, poucas sabem, mas sou Professora de Educação Infantil.
Como Professora de Educação Infantil estou com 2 anos, já cheguei a lecionar para o Ensino Fundamental, até que gosto, mas prefiro os anos iniciais mesmo, porém investir na Educação Infantil e sim me adaptei rapidamente e pretendo crescer nessa área, vamos ver o que Deus prepara!

Mas hoje aproveitando a palestra que fala sobre a Inclusão da criança nas CEIs, vim mostrar algumas ideias e vídeos sobre isso, seria ideal que nós Pais, já ensinemos nossos filhos desde casa a respeitar e aceitar diferenças. Eu achei bem bacana o dia, pois aprendi como professora e aprendi como mãe. Meu filho nasceu sem nenhuma deficiência, pretendo ter mais filhos e se eles vierem com alguma, e se algum familiar meu tiver um filho com necessidades especiais?

Eu já tive alunos assim no Ensino Fundamental e posso assegurar que foi um desafio, porém gratificante, poder sonhar e fazer acredita-la que ela podia mais e ver o desejo dela de fazer mais;

Deixo para vocês uma frase de Maria Teresa Egler Mantoan
Os pais são os grandes aliados dos que estão empenhados na construção da nova escola brasileira - a escola inclusiva, aberta às diferenças. Eles são uma força estimuladora e reivindicadora dessa tão almejada recriação da escola, exigindo o melhor para seus filhos, com e sem deficiências, e não se contentando com projetos e programas que continuem batendo nas mesmas teclas e/ou maquilam o que sempre existiu.

E deixo a vocês dois filmes muito interessantes para compreenderem o que se passa na sala de aula, o que uma criança pode acrescentar a outra e como é importante os pais na vida escolar, um é bem curtinho e gostaria muito que visse, o outro já um filme, caso nao assistam agora, peço que copiem para assistir depois, mas vejam em algum momento, o problema é que nao achei nenhum dos dois dublados, somente legendados.

 A Corda


Como Estrelas na Terra, toda criança é especial


Espero que aproveitem essa oportunidade de conhecer mais o mundo das crianças, acho importante isso não só como professora, mas como mãe, as vezes as crianças querem nos dizer coisas sem dizer, e precisamos não só estar com os ouvidos prontos, mas olhos atentos a suas expressões faciais, corporais e por ai vai...



11 comentários:

  1. Olá.
    Achei bem interessante o tema da postagem.
    Como mãe de um bebê prematuro e conhecendo diversas histórias na UTI e nos quartos do hospital sobre crianças especiais, sei como a inclusão delas é importante.
    É uma pena ver que, mesmo após várias campanhas e palestras, tem gente que não sabe como lidar e não gosta de trabalhar com crianças assim. É uma realidade que não acredito que mudará facilmente, afinal as pessoas não sabem lidar com as diferenças.
    Cabe a nós, mães, ensinarmos nossos filhos a serem mais tolerantes e taparem os olhos e ouvidos para esse mundo hipócrita e perceberem que nem todos somos iguais e cada um é especial a sua maneira.
    Gostei do curta "A corda".

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  2. Olá Viviana,
    Acho que a maior dificuldade que os professores enfrentam é que os alunos não sabem respeitar as diferenças e ficam fazendo piadas disso, o que é terrível. Lembro que meus pais sempre me ensinaram que existiam crianças diferentes: negras, brancas, japonesas, com deficiências e que eu precisava respeitá-las e aceitar essas diferenças, pois as pessoas não são iguais, mas, atualmente, os pais preferem presentear o filho e deixá-lo largado, pois, de acordo com muitos, a edição deve ser dada na escola.
    Adorei seu post e gostei muito do curta A Corda.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Oi, esse vídeo a corda eu já tinha assistido e lembro que me emocionei muito ao ver. Eu como mãe também ensino meus filhos a respeitar as diferenças e aceitar as pessoas como são.
    Parabéns pelo post.
    BJ

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviana, tudo bem?
    Que legal saber que você é professora! Não consigo imaginar como é trabalhar com isso, mas é bacana saber que você gosta de ensinar e ajudar as crianças. Eu já assisti o curta metragem "Cordas" várias vezes e juro para você que toda vez que assisto esse curta eu me desabo de tanto chorar. Sou uma pessoa que se emociona fácil, então esse livro me tocou de uma forma muito marcante. Tenho uma leve deficiência auditiva então sei como pode ser difícil para as crianças com deficiência se adaptarem no ambiente escolar, e em casa é um desafio ainda maior. Irei salvar o filme para assistir depois, obrigada pela indicação.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei a sua postagem!
    Acho que os professores tem que se dedicar MUITO para conseguir controlar as crianças, pois, as zombarias que infelizmente existem nas escolas machucam bastante e pode deixar traumas. É bom ressaltar que além dos professores, os pais também tem papel fundamental nesse processo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, como vai?
    Achei bem diferente a ideia da postagem. Meu sobrinho nasceu prematuro e pude acompanhar o desafio da minha irmã acompanhando o desenvolvimento dele e também partilhando muitas histórias que ela ouviu na UTI. É bom saber que temos professores interessados e motivados nesse tema e que querem ajudar as crianças a se encaixarem.
    Beijinhos *-*

    - Kaah
    Confissões de uma mãe leitora

    ResponderExcluir
  7. Temos que lutar pela inclusão de todos, temos que lutar dia a dia pela igualdade não só entre crianças, mas também entre adultos.
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Acho muito importante a inclusão de crianças com algum grau de deficiência no contato diário de crianças que não tenham deficiência. Isso, além de ajudar no desenvolvimento das crianças "especiais" ajuda ainda mais nas outras, que aprendem a respeitar, compartilhar e ajudar e amparar ao outro. Meu filho estudou em uma escolha onde um aluno era autista, os professores não diziam que ele era especial, pois falavam que todas as crianças são especiais. Achei isso incrível, e mais incrível ainda era ver o carinho e companheirismo de todos com ele.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. A infância é um tema extremamente complicado e, consequentemente, extremamente importante de se debater na sociedade atual. O assunto não é do meu interesse, porém, a sua postagem está ótima. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Ensinar a respeitar era pra ser ensinado em casa e não esperar que um professor fizesse isso. E, atualmente, é bastante complicado, pois país deixam seus filhos nas escolas como de os professores fossem os pais. Enfim, esse ponto que você aborda é bastante relevante, principalmente para a crianca viver em sociedade. Eu espero que em seu trabalho, você consiga realizar tal objetivo. Boa sorte!

    Http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Assim como você também sou professora e ensino alunos de ensino fundamental e médio. Queria muito trabalhar com crianças, por achar uma experiência enriquecedora. Sei que existe muitos desafios com as séries e gostei bastante do seu post e das indicações de filmes.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua opinião!