quarta-feira, 6 de agosto de 2014

9 coisas estúpidas para (não) dizer à mãe que amamenta

foto: google images
foto: google images

(e, pra não perder o costume, as opções de resposta ao gosto do freguês!)


1. Você não prefere ir amamentar em um local mais reservado??
resposta polida-cara-de-alface: não, obrigada. mas eu queria um copo de água, amamentar dá uma sede… você pegaria pra mim?
resposta baseada em evidências: olha, livre demanda significa que, na hora que meu bebê chorar, eu vou amamentá-lo. isso, às vezes, significa dar o peito de dez em dez minutos, ou seja (do the math!), umas seis vezes em uma hora. imagina só se eu tiver que sair do lugar de onde estou para procurar um “lugar reservado” toda vez que isso acontecer? melhor nem sair de casa, não acha??
resposta voadora-no-peito: se eu preferisse, já estava lá. e você, não prefere não se meter na vida dos outros?

2. Você não quer se cobrir um pouquinho?
resposta polida-cara-de-alface: não, obrigada. nossa, me deu um calor de repente… acho que vou procurar alguém pra me abanar enquanto eu amamento, me dá uma licencinha?
resposta baseada em evidências: olha, colocar um pano sobre o bebê não é algo muito confortável. você já se imaginou comendo com um pano em cima de você, sem conseguir respirar direito e sem poder ver o que se passa ao seu redor? estranho, não? além do mais, o contato olho no olho entre mãe e bebê durante o aleitamento é super bacana e especial, fortalece o vínculo e até auxilia na produção de leite.
resposta voadora-no-peito: não tô a fim não, mas se você estiver muito envergonhado, te arrumo um tapa-olho rapidinho. quer?

3. Mas ele chora tanto… será que não está passando fome??
resposta polida-cara-de-alface: não, acho que não… mas eu estou faminta, amamentar dá uma fome de leão… você não quer ir buscar alguma coisa pra eu comer?
resposta baseada em evidências: olha, os bebês choram por uma infinidade de motivos. choram porque estão cansados, entediados, com sono, porque sentem saudades da barriga, porque se assustam com alguma coisa, porque ficam angustiados sem saber direito porque… o importante é a gente acolher e estar conectado com o bebê, para compreender do que ele precisa e oferecer consolo, com o peito sempre que ele aceitar, ou com colo e muito carinho.
resposta voadora-no-peito: pois é, eu já tentei oferecer um hambúrguer com milk shake pra encher a barriga, mas sabe que o moleque cuspiu?? essa nova geração é muito rebelde… não tem jeito, tenho que me conformar!

4. Ele está meio magrinho… será que o seu leite não é fraco, não?
resposta polida-cara-de-alface: não sei, vou perguntar pro pediatra na próxima consulta. mas por falar em fraqueza, olha só as minhas unhas, estão tão quebradiças… você conhece alguma fórmula mágica de fortalecimento das unhas?
resposta baseada em evidências: olha, leite fraco é um mito. não existe leite fraco. o leite materno é um alimento perfeito, na medida das necessidades nutricionais do bebê, e quando se respeita a livre demanda, ele consome exatamente o que precisa: o leite magro para matar a sede, e o leite mais gordo para matar a fome e engordar.
resposta voadora-no-peito: deve ser, mas é que tô querendo treinar o meu bebê para ser faquir quando crescer, o que que cê acha, tem futuro, né?

5. Será que não é melhor dar um chazinho/água/whatever para ele?
resposta polida-cara-de-alface: ele só toma o meu leite mesmo, obrigada. mas se quiser arrumar um chazinho pra mim, vou adorar, sou apaixonada por chás!
resposta baseada em evidências: bem, até os seis meses, o bebê não precisa de absolutamente nada além do leite materno. o leite da mãe supre todas as necessidades nutricionais e afetivas do bebê, mata a fome e a sede também. e com a livre demanda, o bebê mama exatamente o tanto de que precisa para se desenvolver forte e saudável.
resposta voadora-no-peito: olha, se tiver chá de quebra-chato-que-diz-bobagem pode fazer um litro, e já toma tudo de uma vez, pra ver se resolve teu caso, quem sabe… a esperança é a última que morre, né?

6. Mas já vai mamar de novo? Esse bebê está ficando mimado, hein??
resposta polida-cara-de-alface: é, vou pensar nisso… mas menina, você viu a capa da Veja dessa semana, que coisa horrorosa?
resposta baseada em evidências: olha, bebês não são mimados, nem fazem manha. bebês têm necessidades muito pontuais e verdadeiras, e pedem que elas sejam atendidas. se ele está pedindo para mamar de novo, é porque está precisando deste contato – seja por fome, por vontade de aconchego, ou pelo que for. dar peito, colo e afeto em livre demanda não tem nada a ver com “mimar”, tem a ver com cuidar com acolhimento, apego e respeito às necessidades e sentimentos do bebê.
resposta voadora-no-peito: mas menina, que obsessão essa sua de controlar os tempos, parece cronômetro! vou te chamar lá em casa da próxima vez que for assar um bolo, funciona melhor do que timer!

7. Ele não está fazendo o seu peito de chupeta, não?
resposta polida-cara-de-alface: estamos bem assim, obrigada. mas menina, e o problema da falta de água em são paulo, que coisa hein?
resposta baseada em evidências: bem, essa equação está invertida. na verdade, o “artefato original” cuja função primordial é ir parar na boca do bebê para confortá-lo, é o seio materno. a chupeta é que veio tentar substituí-lo (mal e porcamente, se quer saber minha opinião). então, bebês que chupam chupeta é que fazem a chupeta de peito, e não o contrário.
resposta voadora-no-peito: fia, o peito é meu, o filho é meu… o que é que você tem a ver com isso mesmo?

8. Mas com essa idade, e ainda mama??
resposta polida-cara-de-alface: pois é, mama. menina, o tempo virou essa semana, não? tão dizendo que pode até nevar no sul, já pensou?
resposta baseada em evidências: mama, e ainda vai mamar por um bom tempo. você sabia que a OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, e complementar até os 2 anos ou mais? e que mesmo depois do fim do aleitamento exclusivo, o leite materno continua sendo uma fonte nutricional importantíssima para o bebê?
resposta voadora-no-peito: e você, com essa idade, ainda dá pitaco na vida alheia?

9. E o desmame, quando vai ser?
resposta polida-cara-de-alface: não sei, vamos ver… mas e o novo filme da Angelina Jolie, você viu?
resposta baseada em evidências: você já ouviu falar sobre desmame natural? ele acontece quando a criança demonstra que já está preparada para cortar esse laço e dar outros passos em seu desenvolvimento. esse momento não tem data certa para acontecer, porque cada criança é única e tem seu tempo para deixar de mamar. a mãe só precisa estar conectada, para perceber quando a hora chegar, e o desmame vai acontecer com suavidade e sem sofrimento.
resposta voadora-no-peito: olha, tô imaginando que ele vai querer largar lá pela adolescência, acho que vai ficar meio envergonhado de mamar na frente da turma, né? por que, tá esperando o peito vagar?

ps: de novo, todas as bobagens acima foram ouvidas por mim, nos meus praticamente oito anos de amamentação ininterrupta…
ps2: post em homenagem à Semana Mundial do Aleitamento Materno :-)

Postagem feita pelo Blog uma vez mamífera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião!